O curso Pré-Enem IFPR EUREKA é um grande aliado para a preparação do estudante que irá realizar a Prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
***O Projeto Eureka surgiu em 1998, ano da primeira avaliação do Enem aplicada em território nacional. Idealizado pelo professor Marlus Geronasso, em formato de “aulão”, o Eureka visava informar aos estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) sobre o novo exame, suas características, seus objetivos e sua proposta. Até 2002, os “aulões” para o Enem, atingiram aproximadamente cinco mil estudantes. Em 2003, transformou-se em um programa de TV, exibido até fevereiro de 2011. Em 2012, o EaD do Instituto Federal do Paraná firmou um convênio com o Projeto Eureka e passou a transmitir as aulas em dois canais de satélite, portal educacional e na TV da UFPR.
Neste ano de 2015, nova parceria foi firmada entre o IFPR e o Projeto Eureka para a produção e transmissão, ao vivo via satélite, de aulas diárias para toda a rede da instituição, e também ao vivo na internet através do seu canal no Youtube: Audiovisual IFPR.
E é com a intenção de ampliar o acesso do estudante brasileiro ao curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio, que o IFPR está disponibiliza o Curso Pré-ENEM IFPR Eureka em formato de MOOC, e estreia com ele essa nova plataforma de oferta de cursos abertos. ***
O curso Pré-Enem IFPR EUREKA é um grande aliado para a preparação do estudante que irá realizar a Prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Não há requisitos, mas o curso é destinado a estudantes que tenha concluído o Ensino Fundamental, ou que o estejam concluindo em 2015, e realizaram a inscrição para a realização do ENEM neste ano.
**O Curso Pré-Enem IFPR - Eureka utiliza como metodologia a resolução comentada das questões das provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o ENEM, a partir do exame nacional aplicado em 2010, até o de 2014, incluindo aquelas elaboradas para o sistema prisional, em todas as áreas abrangidas:
a) ciências da natureza
b) ciências humanas
c) linguagens
d) matemática
e) redação
As questões trabalhadas em cada aula estão indicadas nos slides, e também podem ser acessadas no site do INEP.**
Marlus Humberto Geronasso - Formado em Letras Português/Inglês, é mestre em Educação pela UFPR, Universidade Federal do Paraná. Atua como docente no ensino médio desde 1998 e no ensino superior desde 2009. É diretor-presidente da ONG Educ Ame Brasil e criador, coordenador do Programa Eureka. Autor do livro Viajando pela Literatura (2002) e de materiais didáticos para o Ensino Médio, Ensino Superior e EAD.
Graduado em ciências sociais pela UFPR, mestre em sociologia e antropologia pela UFRJ e doutorando nessa mesma universidade. Além de estar inserido em pesquisas de cunho acadêmico, Leonardo atua como professor de sociologia para o ensino médio e para o ensino superior e também é autor de diversos materiais dídáticos e de questões de ciências humanas para simulados ENEM.
Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestre em Desenvolvimento de Tecnologia com ênfase em biocombustíveis pelo PRODETEC - IEP - LACTEC (2006). Atualmente é professor do Centro Universitário Franciscano, professor da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus e do Colégio Marista Paranaense.
É licenciado em Matemática pela UFPR com aperfeiçoamento em Matemática para professores de Ensino Fundamenta e Médio também pela UFPR.
É especialista em Educação a distância pela Uninter e Mestrando em Matemática- Profmat – UTFPR. Atua como professor de Matemática para ensino fundamental e médio desde 1990 e também em Cursos Pré-Vestibulares desde 1995.
Possui graduação em Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi professor substituto da Universidade Federal do Paraná entre 2006 e 2006. É autor de diversos livros didáticos de Geografia para o ensino fundamental .
Tem graduação em Licenciatura Plena em Física pela
Universidade Federal do Paraná, UFPR. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR com a dissertação de mestreado cujo título é a Deflagração da Descarga Eletrocirúrgica em 2009.
É professor do ensino médio do ensino superior
Curso de formação de professores de inglês pelo Centro Cultural Brasil - Estados Unidos. Possui licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós- graduação e Extensão
Metodologia no Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade Internacional de Curitiba.
Obteve aprovação no Curso de Especialização didática pelo IPES, no Curso de Metodologia e Técnicas Modernas no ensino da língua inglesa pelo Centro de Cultura Nações Unidas.
Formado em Farmácia Industrial (UFPR) e Licenciatura em Química (UNERJ). Pós-graduado em Dependências Químicas (PUCPR). Ex professor de Química da PUCPR no curso de Farmácia, da FUNORTE (ACAFE) no curso de Licenciatura em Ciências, da FAE no curso de Engenharia de Produção e da UTFPR nos cursos de engenharia. Professor de pré-vestibulares há 32 anos, inclusive cursos EAD , lecionando atualmente no terceirão do Colégio Bom Jesus. Autor e Editor de livros e apostilas de Química.
Licenciatura Plena em Biologia-UNERJ/ Bacharelado em Odontologia- UEPG/ Especialização em Gestão Estratégica -UNIFAE.
Autor de materiais didáticos para o Pré-vestibular e EAD.Já Lecionou em Londrina,Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Blumenau, Chapecó e Porto Alegre.Atualmente trabalha em Curitiba, Ponta Grossa(PRÉ-MED) e Maringá.Professor no Ensino Médio e Pré-Vestibular desde 1994 e EAD desde 2003.
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e Especialista em Educação 1ₒ e 2ₒ graus – IBPEX – Atua como docente no Ensino Médio desde 1992, e no ensino superior de 2000 a 2003. Autor de livro didático para o Ensino Médio, pela Associação de Ensino Senhor Bom Jesus. Leciona na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, e Associação de Ensino Senhor Bom Jesus.
Formado no curso de Licenciatura em Artes Visuais, na Faculdade de Artes do Paraná. Atua como docente no Ensino Fundamental desde 2010 e no Ensino Médio desde 2012. Trabalhou por três anos com curso preparatório de desenho, para as provas específicas dos cursos de arquitetura e design da UFPR. Realiza trabalhos artísticos em ateliê próprio.
História (UFPR)/ Estudos Sociais(UFPR)/ DIREITO(UFPR)
Especialização: História da Arte (PUC/PR)
Mestrado em Educação (UFPR).
Curso de Extensão “Além do livro didático: Nanociências, nanotecnologia e nanotoxicologia” pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CNPq – 2011). Mestre em Ciências Ambientais com ênfase em recuperação de áreas degradadas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC - 2004). Pós-graduação em gestão de Escolas pela UNIFAE Centro Universitário (FAE – 1999). Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 1981). Trabalhou em várias Escolas e cursos pré-vestibulares nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da FAE – Centro Universitário e do Colégio Bom Jesus onde também coordena a disciplina de Biologia da rede Bom Jesus de Ensino. Cursos preparatórios IESDE e Uninter.
Publicações: Fisiologia Vegetal, Editora Érica/Saraiva, SP, 2014; Pesquisa Animal e Vegetal, Editora Érica/Saraiva, SP, 2015.
Formado em História, é mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atua como docente no ensino médio e curso Pré-vestibular desde 1996. Também leciona no ensino superior desde 2004. É autor de materiais didáticos para o Ensino Médio, Ensino Superior e EAD
Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Paraná (1983) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Chefe do Departamento de Estágios e Cursos. Ministra as disciplinas de Atletismo e de Aperfeiçoamento em Voleibol. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Avaliação Escolar, Esporte Escolar, Voleibol Escolar e Qualidade de Vida.
***O Projeto Eureka surgiu em 1998, ano da primeira avaliação do Enem aplicada em território nacional. Idealizado pelo professor Marlus Geronasso, em formato de “aulão”, o Eureka visava informar aos estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) sobre o novo exame, suas características, seus objetivos e sua proposta. Até 2002, os “aulões” para o Enem, atingiram aproximadamente cinco mil estudantes. Em 2003, transformou-se em um programa de TV, exibido até fevereiro de 2011. Em 2012, o EaD do Instituto Federal do Paraná firmou um convênio com o Projeto Eureka e passou a transmitir as aulas em dois canais de satélite, portal educacional e na TV da UFPR.
Neste ano de 2015, nova parceria foi firmada entre o IFPR e o Projeto Eureka para a produção e transmissão, ao vivo via satélite, de aulas diárias para toda a rede da instituição, e também ao vivo na internet através do seu canal no Youtube: Audiovisual IFPR.
E é com a intenção de ampliar o acesso do estudante brasileiro ao curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio, que o IFPR está disponibiliza o Curso Pré-ENEM IFPR Eureka em formato de MOOC, e estreia com ele essa nova plataforma de oferta de cursos abertos. ***
Marlus Humberto Geronasso - Formado em Letras Português/Inglês, é mestre em Educação pela UFPR, Universidade Federal do Paraná. Atua como docente no ensino médio desde 1998 e no ensino superior desde 2009. É diretor-presidente da ONG Educ Ame Brasil e criador, coordenador do Programa Eureka. Autor do livro Viajando pela Literatura (2002) e de materiais didáticos para o Ensino Médio, Ensino Superior e EAD.
Graduado em ciências sociais pela UFPR, mestre em sociologia e antropologia pela UFRJ e doutorando nessa mesma universidade. Além de estar inserido em pesquisas de cunho acadêmico, Leonardo atua como professor de sociologia para o ensino médio e para o ensino superior e também é autor de diversos materiais dídáticos e de questões de ciências humanas para simulados ENEM.
Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestre em Desenvolvimento de Tecnologia com ênfase em biocombustíveis pelo PRODETEC - IEP - LACTEC (2006). Atualmente é professor do Centro Universitário Franciscano, professor da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus e do Colégio Marista Paranaense.
É licenciado em Matemática pela UFPR com aperfeiçoamento em Matemática para professores de Ensino Fundamenta e Médio também pela UFPR.
É especialista em Educação a distância pela Uninter e Mestrando em Matemática- Profmat – UTFPR. Atua como professor de Matemática para ensino fundamental e médio desde 1990 e também em Cursos Pré-Vestibulares desde 1995.
Possui graduação em Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi professor substituto da Universidade Federal do Paraná entre 2006 e 2006. É autor de diversos livros didáticos de Geografia para o ensino fundamental .
Tem graduação em Licenciatura Plena em Física pela
Universidade Federal do Paraná, UFPR. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR com a dissertação de mestreado cujo título é a Deflagração da Descarga Eletrocirúrgica em 2009.
É professor do ensino médio do ensino superior
Curso de formação de professores de inglês pelo Centro Cultural Brasil - Estados Unidos. Possui licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós- graduação e Extensão
Metodologia no Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade Internacional de Curitiba.
Obteve aprovação no Curso de Especialização didática pelo IPES, no Curso de Metodologia e Técnicas Modernas no ensino da língua inglesa pelo Centro de Cultura Nações Unidas.
Formado em Farmácia Industrial (UFPR) e Licenciatura em Química (UNERJ). Pós-graduado em Dependências Químicas (PUCPR). Ex professor de Química da PUCPR no curso de Farmácia, da FUNORTE (ACAFE) no curso de Licenciatura em Ciências, da FAE no curso de Engenharia de Produção e da UTFPR nos cursos de engenharia. Professor de pré-vestibulares há 32 anos, inclusive cursos EAD , lecionando atualmente no terceirão do Colégio Bom Jesus. Autor e Editor de livros e apostilas de Química.
Licenciatura Plena em Biologia-UNERJ/ Bacharelado em Odontologia- UEPG/ Especialização em Gestão Estratégica -UNIFAE.
Autor de materiais didáticos para o Pré-vestibular e EAD.Já Lecionou em Londrina,Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Blumenau, Chapecó e Porto Alegre.Atualmente trabalha em Curitiba, Ponta Grossa(PRÉ-MED) e Maringá.Professor no Ensino Médio e Pré-Vestibular desde 1994 e EAD desde 2003.
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e Especialista em Educação 1ₒ e 2ₒ graus – IBPEX – Atua como docente no Ensino Médio desde 1992, e no ensino superior de 2000 a 2003. Autor de livro didático para o Ensino Médio, pela Associação de Ensino Senhor Bom Jesus. Leciona na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, e Associação de Ensino Senhor Bom Jesus.
Formado no curso de Licenciatura em Artes Visuais, na Faculdade de Artes do Paraná. Atua como docente no Ensino Fundamental desde 2010 e no Ensino Médio desde 2012. Trabalhou por três anos com curso preparatório de desenho, para as provas específicas dos cursos de arquitetura e design da UFPR. Realiza trabalhos artísticos em ateliê próprio.
História (UFPR)/ Estudos Sociais(UFPR)/ DIREITO(UFPR)
Especialização: História da Arte (PUC/PR)
Mestrado em Educação (UFPR).
Curso de Extensão “Além do livro didático: Nanociências, nanotecnologia e nanotoxicologia” pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CNPq – 2011). Mestre em Ciências Ambientais com ênfase em recuperação de áreas degradadas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC - 2004). Pós-graduação em gestão de Escolas pela UNIFAE Centro Universitário (FAE – 1999). Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 1981). Trabalhou em várias Escolas e cursos pré-vestibulares nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da FAE – Centro Universitário e do Colégio Bom Jesus onde também coordena a disciplina de Biologia da rede Bom Jesus de Ensino. Cursos preparatórios IESDE e Uninter.
Publicações: Fisiologia Vegetal, Editora Érica/Saraiva, SP, 2014; Pesquisa Animal e Vegetal, Editora Érica/Saraiva, SP, 2015.
Formado em História, é mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atua como docente no ensino médio e curso Pré-vestibular desde 1996. Também leciona no ensino superior desde 2004. É autor de materiais didáticos para o Ensino Médio, Ensino Superior e EAD
Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Paraná (1983) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Chefe do Departamento de Estágios e Cursos. Ministra as disciplinas de Atletismo e de Aperfeiçoamento em Voleibol. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Avaliação Escolar, Esporte Escolar, Voleibol Escolar e Qualidade de Vida.
O novo portal MOOC do IFSul é uma plataforma de cursos online, livres e gratuitos.
Lançado durante a programação da 3ª Semana Acadêmica Binacional (SEMABI) dos cursos técnicos do campus Santana do Livramento do IFSul, o portal funciona por meio do software livre TIM Tec, desenvolvido pelo Instituto TIM para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
É uma plataforma de cursos massivos - MOOCs (Massive Open Online Courses), que combinam vídeos online com elementos interativos como testes, simuladores e fóruns. Estudantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos, acessar materiais complementares e fazer anotações em um caderno virtual, gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão.
Essa iniciava expressa o compromisso do IFSUL em implementar processos educativos que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social.