IFPR

O Instituto Federal do Paraná – IFPR é uma instituição pública especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica. A partir de ações voltadas para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, o IFPR tem como objetivo a formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores.

A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.

MISSÃO

Promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade.

VISÃO

Ser referência em educação profissional, tecnológica e científica, reconhecida pelo compromisso com a transformação social.

• Pessoas
  • Visão sistêmica
  • Educação de qualidade e excelência
  • Eficiência e eficácia
  • Ética
  • Sustentabilidade - Qualidade de vida
  • Diversidade humana e cultural
  • Inclusão social
  • Empreendedorismo e inovação
  • Respeito às características regionais
  • Democracia e transparência

TIM TEC

TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM, que está alinhada aos ideais e objetivos do PRONATEC, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O programa, considerado pelo governo federal como a mais ambiciosa reforma já realizada na Educação Profissional e Tecnológica brasileira, tem 5 objetivos estratégicos, entre os quais estão expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e à distância de cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC).

Os cursos oferecidos em TIM Tec correspondem ao Eixo Tecnológico “Informação e Comunicação”, terminologia adotada pelo PRONATEC. Cursos que ensinam linguagens de programação, banco de dados, websites, desenho de jogos, entre outros, estão disponíveis na plataforma, gratuitamente. Há também cursos dirigidos a professores do Ensino Fundamental (na área de ciências e, futuramente, matemática) e ao fortalecimento de competências consideradas básicas para a formação de qualquer profissional, como a escrita de textos.

TIM Tec é uma plataforma do tipo MOOC (massive open online courses) e foi desenvolvida em código aberto para que instituições interessadas também possam se apropriar da plataforma e adaptá-la aos seus interesses e objetivos.

Com TIM Tec, o Instituto TIM expressa seu compromisso com a educação profissional e tecnológica no país.

Conselho Consultivo TIM Tec conta com um Conselho Consultivo, responsável pela análise dos cursos e da plataforma. Conheça os profissionais que compõem o conselho:

Regina Melo Silveira: professora e pesquisadora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) a atua na Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Realizou pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Santa Cruz e doutorado pela Poli-USP.

Jarbas Barato: doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre pela San Diego State University e professor. Foi consultor da UNESCO, PNUD, Ministério da Educação, Fundação Bradesco e Fundação Padre Anchieta (TV Cultura).

Lucia Franco: doutora pela Escola Politécnica da USP. Professora Associada da Universidade Federal do ABC (UFABC) onde coordena o Núcleo de Tecnologia da Informação.

Bianca Santana: autora e colaboradora de livros e objetos educacionais multimídia, é uma das fundadoras da Casa da Cultura Digital, atual diretora de educação do Instituto Educadigital, mestre pela Universidade de São Paulo (USP).

Luís Otoni Ribeiro: auxilia a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação na coordenação nacional dos cursos do e-Tec Idiomas da Rede e-Tec Brasil. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).